5 min de leitura

Conheça 4 tipos de negociador e aprenda a lidar com cada um

Você é controlador, analítico, catalisador ou apoiador?

Por melhor negociador que você acredite ser, você já foi persuadido por pelo menos um dos 4 tipos de negociador mais conhecidos. Seja no seu trabalho, em lojas de roupas e calçados ou quando seu filho insiste em ter algo que você sabe que ele não precisa. 

A negociação está presente em nossas vidas constantemente, seja na profissional, seja na pessoal.

Por isso, este conteúdo vem para deixar algo em evidência: negociar não é ganhar algo de outra pessoa. Negociar é o equilíbrio entre os objetivos de cada uma das partes. Além deste artigo, você pode conferir o texto sobre as 4 habilidades de negociação mais buscadas hoje no mercado e entender ainda mais sobre a importância do assunto.

Agora, vamos lá: por mais que você pense "eu não preciso disso, já sou um ótimo vendedor", acreditamos que esse conteúdo pode, de verdade, trazer benefícios para você, ajudando com que suas habilidades e técnicas de negociação sejam aperfeiçoadas cada vez mais. 

E não esqueça: em negociações não existe só o vendedor, o comprador também negocia. Então pegue um café, uma água e um chá e vem conosco entender melhor sobre os 4 principais tipos de negociador — e qual deles é você.

Tipos de negociador

tipos de negociador

Existem diversos tipos de negociadores por aí, e saber com que tipo — ou tipos — dele você terá contato é muito importante na hora de iniciar uma negociação. Por isso, entender como a outra pessoa age na tomada de decisão e alguns aspectos de seu perfil negociador pode criar vantagens para que você use melhor suas técnicas de negociação.  

A seguir, listamos 4 dos tipos mais conhecidos de negociador, explicando suas características e diferenças. Vamos lá!

1. Controlador

O perfil controlador é aquela pessoa que foca nas metas e no resultado. Por isso, esse perfil de negociador toma decisões rapidamente, prioriza o tempo e redução de custos, é organizado, objetivo e vai sempre direto ao assunto, sem rodeios. Geralmente visto como insensível e inflexível.

Para negociar com esse perfil, é necessário mostrar a ele as vantagens em existem em relação aos custos e ao tempo em aceitar sua proposta. Ou, em uma estratégia alternativa, tornar a proposta o mais agradável possível para ele.

Além disso, é legal explicar o quanto a sua proposta pode influenciar o alcance dos resultados que ele espera, sempre sendo transparente e mostrando as reais vantagens do negócio.

2. Analítico

O negociador com perfil analítico é aquele que precisa de grandes quantidades de informação para se sentir satisfeito. Por isso, costuma fazer muitas perguntas e está sempre atento a todos os detalhes. Os negociadores analíticos precisam sentir segurança na sua proposta e ter a garantir de que terão sucesso antes de tomar qualquer decisão.

Durante a negociação com pessoas desse perfil, é importante evitar criar ambientes de tensão ou inseguros, oferecendo a tranquilidade e a segurança que elas estão buscando.

3. Catalisador

O negociador do tipo catalisador é muito sociável e expressivo. Possui perfil empreendedor e é muito persuasivo. Em geral, consegue usar suas habilidades sociais para fazer qualquer coisa, sempre atingindo seus objetivos. 

Cuidado, apenas, ao aplicar suas técnicas de negociação com esse perfil de pessoa, uma vez que sob tensão elas tendem a ser explosivas ou, até mesmo, prometerem muito mais do que estão dispostas a cumprir. 

4. Apoiador

O negociador apoiador está sempre preocupado em agradar os outros. Por isso, suas decisões tendem a ser lentas. Pessoas com esse perfil gostam de ser apreciadas e aceitas pelos outros e possuem dificuldade em dizer não ou expor pensamentos negativos.

Assim, o negociador apoiador costuma concordar com os termos negociados, mas acaba não os cumprindo. Ao negociar com o tipo apoiador, portanto, seja muito franco e incentive uma conversa mais aberta. Dessa forma, ele sentirá que pode confiar em você e a negociação será muito mais transparente. 

Aplicando técnicas de negociação

Sim, este texto é sobre os principais tipos de negociador, e serve para direcionar e dar um caminho para que sua negociação seja mais fluída de acordo com o perfil da pessoa que está na outra ponta.

Porém, é importante lembrar que pessoas não podem ser resumidas a uma só coisa. Por isso, na hora de aplicar suas técnicas de negociação, não seja tão rígido em classificar alguém em um dos tipos citados acima — até porque uma pessoa pode se enquadrar em mais de um estilo de negociador. 

Aqui no OSucateiro.com, por exemplo, nosso time comercial possui cada um desses tipos de negociador, com estratégias e técnicas de negociação diferentes. E aprendemos muito com eles, todos os dias.

Se você quiser receber mais conteúdos sobre técnicas de negociação, modelos de franquia, sustentabilidade, inovação e muito mais, assine nossa newsletter.

estratégias negociação franquia técnicas de negociação
1 curtidas
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com