5 min de leitura

Resíduos industriais: o que são e como fazer o descarte correto

O que fazer com os resíduos gerados na indústria

Entre a rotina de uma indústria, uma das atividades mais importantes é realizar regularmente a gestão de resíduos industriais gerados durante suas atividades, incluindo seu descarte correto.

Essa rotina começa com a criação de um plano de gestão de resíduos eficiente que identifique e classifique cada um dos resíduos industrais em perigosos ou não perigosos e recicláveis e não recicláveis. 

Isso é importante não apenas para demonstrar a preocupação de uma empresa com o descarte correto dos resíduos industriais, mas também para proteger o meio ambiente e, por consequência, a saúde pública da população. Além disso, cumprindo esse papel a organização está livre de problemas como punições legais ou a construção de uma imagem negativa perante os clientes.

Por tudo isso, neste artigo falaremos mais sobre o que são os resíduos industriais e como fazer o seu descarte corretamente, diminuindo os impactos negativos que eles podem causar ao ambiente. Continue lendo!

O que são resíduos industriais

Os resíduos industriais são, basicamente, toda a sobra da produção de uma indústria que não pode ser descartada sem um controle e método específico.

Isso acontece porque esses resíduos, por terem origem na atividade industrial, possuem composição mista e podem ser classificados como perigosos, trazendo consequencias para o meio ambiente e a saúde da população. 

Entre os resíduos indústriais mais conhecidos estão cinzas, óleos usados, resíduos alcalinos e ácidos, plásticos. madeira, papel, borracha, vidro, materal e cerâmicas. Além disso, existem os chamados resíduos efluentes industriais, compostos basicamente por lodos líquidos vindos de sistema de tratamento de esgoto e também gerados durante a limpeza de equipamentos e máquinas industriais. 

Resíduos industriais: perigosos e não perigosos

resíduos industriais

Antes de falarmos sobre o descarte de resíduos industrais, é importante explicar a classificação em resíduos perigosos e não perigosos. No Brasil, as empresas adotam a NBR 10.004 para realizar essa classificação, criada pela ABNT para dividir os resíduos em classe l (perigosos), classe ll A (não inertes) e classe ll B (inertes). 

Mas o que isso significa?

Basicamente, os resíduos industrais considerados perigosos são os que apresentam algum grau de periculosidade, incluindo inflamáveis, tóxicos, corrosivos, entre outros.

Resíduos da classe ll, considerados não perigosos, não possuem características que indiquem perigo, e são divididos em não inertes (classe ll A) e inertes (classe ll B).

Os primeiros são resíduos que não possuem perigo e podem apresentar características de combustão, além de serem solúveis em água e biodegradáveis. Os segundos, os inertes, são os que não se enquadram em nenhuma categoria, sendo resíduos indústriais não solúveis, ou seja, a água continua potável quando em contato com eles.

Já os resíduos industriais perigosos são solventes usados, produtos como tintas e matérias-primas, EPIs contaminados, resíduos de areia misturado com óleo e água, resíduos de caixa de decantação, borra de óleo vinda de processos de refino, entre outros.

Como fazer o descarte correto?

Devido a grande demanda de produção industrial, o volume de resíduos industrais também se mostra cada vez maior, não sendo, porém, sempre descartado da forma correta. Pensando em cuidar do problema, o Ministério do Meio Ambiente e o IBAMA criaram um inventário nacional específico para reduziir a produção e a destinação incorreta desses resíduos.

Além disso, o Ministério do Meio Ambiente também disponibiliza um guia completo para a gestão dos recursos sólidos e o conhecido Plano Nacional dos Recursos Sólidos, com informações e diretrizes para o descarte correto de resíduos industriais.

De acordo com a Lei, as empresas responsáveis pela geração dos resíduos industriais são obrigadas a cuidar de todo o processo de descarte, desde a gestão de resíduos, transporte e tratamento até a destinação final dos materiais. Para entender como esses investimentos e processos devem ser realizados, as empresas devem seguir corretamente as instruções da ISO 14001, criada para ajudar a solucionar o problema. 

Lembrando que todas essas responsabilidades são previstas em Lei. Assim, se sua empresa ignorar a necessidade do descarte correto desses resíduos industriais, não apenas prejudica o meio ambiente, mas também pode ser envolvida em questões legais, prejudicando o sucesso do negócio,

Aqui no OSucateiro.com, uma das nossas contribuições com o planeta é disponibilizar resíduos industriais que possam ser reaproveitados por empresas e ainda se transformem em negócios para a sua. :)

Quer saber mais sobre resíduos industriais e outros assuntos? Assine nossa newsletter e receba atualizações quinzenais ou visite nossa página no Facebook!

sustentabilidade resíduos industriais descarte correto
1 curtidas
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com