4 min de leitura

Máquinas usadas: transformando um problema em negócio

O que fazer com as máquinas usadas que não servem mais?

Para muitas empresas, máquinas usadas podem ser um problema, tanto de estoque quanto financeiro. Afinal, o dinheiro investido em uma máquina usada e que já não serve para a sua empresa foi alto, e desfazer-se dela sem nenhum retorno é um prejuízo ruim para os negócos.

Nesse sentido, quem consegue encontrar formas de vender suas máquinas usadas garante não apenas economia, mas também ajuda o planeta ao dar a chance de outra empresa aproveitar essa máquina e reaproveitar seus recursos. 

Infelizmente, nem sempre é fácil realizar esse tipo de negociação. Primeiro, porque é difícil encontrar sempre compradores interessados. Segundo, porque nem sempre essa negociação atende a ambas expectativas, seja de preço, seja de qualidade.

Pensando em todos esses fatores, OSucateiro.com criou a sua plataforma, onde é possível vender ou comprar máquinas usadas por um preço que faça sentido para as duas partes. É por isso que não somos uma loja virtual, e sim uma plataforma de negociação.

Neste texto, vamos explicar como funciona o processo de comprar ou vender máquinas usadas em nossa plataforma e por que isso pode ser tão vantajoso para sua empresa. Continue lendo e confira!

Primeiro passo: avalie suas máquinas usadas

A primeira atitude que você deve ter antes de colocar suas máquinas usadas para negociação é entender qual é a condição da máquina, se ela possui algum defeito, se precisa de reparos, se está em pleno funcionamento etc. Depois, é preciso fazer uma pesquisa no mercado sobre o valor da máquina nova atualmente, fazendo o cálculo de quanto uma dessas máquinas usadas pode valer.

Lembre-se que máquinas usadas que já não servem para seu negócio são vistas como prejuízo. Por isso, seja coerente na hora de estipular um preço e esteja aberto para negociar.

máquinas usadas

Segundo passo: anuncie seus produtos

Agora que você já sabe as condições de suas máquinas usadas e o preço pelo qual deseja vendê-las, é hora de anunciar seus produtos. Nesse momento, leve em consideração anunciar por canais ou plataformas que coloquem você em contato com potenciais compradores e, de preferência, possuam um canal de negociação para que você possa chegar ao preço ideal de venda.

O tempo para realizar a venda é muito variável e depende de vários fatores: alcance da plataforma ou veículo em que foi feito o anúncio, o preço que você estipulou - preços muito altos demoram a encontrar propostas - e, claro, as condições do mercado. Em épocas de recessão pode parecer mais difícil realizar a venda, mas talvez seja uma oportunidade de mostrar a empresas que existem máquinas usadas que podem ser compradas no lugar de uma nova. Veja tudo como oportunidade de negócio.

máquinas usadas

Terceiro passo: saiba negociar

Você anunciou suas máquinas usadas e encontrou um comprador interessado, muito bem! Agora, é o momento de alinhas as expectativas de comprador e vendedor e chegar a um valor que agrade os dois lados. Mesmo que você não possa se desfazer de uma máquina por um preço muito baixo, considere não estipular um valor muito acima do que os compradores estão dispostos a pagar.

Faça uso das suas melhores estratégias de negociação e seja muito aberto com seu possível comprador, deixando claro as suas expectivas e até onde você pode flexibilizar ou não os valores pedidos. Depois, com a negociação fechada, é só cuidar da logística e investir o dinheiro recuperado em outros setores da empresa. 

No OSucateiro.com, além de disponibilizarmos nossa plataforma de forma gratuita para você anunciar ou procurar máquinas usadas para compra, também criamos a ferramenta "Caçador de negócios". Com ela, você descobre quantas oportunidades de negócio esperam você. Descubra agora!

negociação negócios máquinas usadas
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com