5 min de leitura

Extração de minérios: entenda mais sobre o assunto

Estamos nos tornando dependentes das máquinas?

Quando falamos em extração de minérios, são muitos os pontos a se considerar. Com uma rotina quase que inteiramente automatizada ou facilitada por meio da tecnologia, estamos nos tornando, a cada dia, mais dependentes das máquinas, sejam elas eletrodomésticos, veículos ou derivados. Ao passo que utilizamos essas máquinas com mais frequência, sua vida útil também se torna mais curta.

Além disso, esse tempo de vida mais curto culmina em outro problema: a necessidade de renovarmos essas máquinas, levando a extrações de minério constantes para poder manter a produção em alta e dar conta da demanda crescente.

E assim, projetamos novas máquinas, envolvemos novas tecnologias e utilizamos novos materiais.

Mas e os efeitos da extração de minérios? Será que ela está destruindo o planeta e o meio ambiente? Como ela acontece? Tudo isso vamos responder agora, é só continuar lendo.

Tipos de minérios

extração de minérios

Quando falamos sobre tipos de mineração, nos referimos à lavra, ou seja, o nome dado à técnica de extração de minérios.Existem diferentes métodos de lavra, que variam de acordo com a mina e com seus métodos de extração aplicados. 

Existem 2 tipos principais de lavra: a de superfície e a subterrânea, dos quais falaremos um pouco mais a seguir.

Lavra de superfície (ou lavra a céu aberto)

A lavra de superfície diz respeito à extração de minérios depositados próximos à superfície. Dessa forma, o método explora o minério até seu esgotamento completo, utilizando técnicas como encostas, fatias, cavas e lavra por dissolução. 

Lavra subterrânea

Já a lavra subterrânea diz respeito à extração de minérios depositados longe da superfície, explorando esse minério por meio de sonda e topografia. Entre as principais variações que fazem parte da lavra subterrânea estão os realces com autoportantes e os realces com encaixantes e abatimento.

E qual o melhor método?

Na hora de escolher o método de lavra que será aplicado, é preciso levar em conta alguns fatores. Além de estar atento às características da área que será explorada, conhecendo bem aspectos geológicos e sua profundidade, existem outras coisas a serem consideradas.

Uma delas são os aspectos sociais, econômicos e ambientais, como questões de segurança e higiene da mina. Isso é importante porque a falta de planejamento ou uma escolha errada de método pode acabar provocando danos ambientais não esperados, prejudicando o sucesso da extração de minérios. 

Como é feita a extração de minérios?

Para fazer a extração de minérios, o primeiro passo é realizar uma análise detalhada da área onde será feita a extração. Nessa análise são coletados dados como riscos geológicos, quantidade de minérios, tipos de minérios e possíveis impactos ambientais. Em seguida, é montada uma estrutura para realizar a extração, o transporte e tudo o que envolve a logística dos minérios.

É nesse momento que a extração de minérios provoca o seu primeiro impacto negativo na natureza, com escavadeiras usadas para recolher o minério do chão e transportá-lo até o local de tratamento. Além disso, caso existam árvores e vegetação ao redor, tudo é retirado para a extração, afetando a fauna local que, se não conseguir se adaptar a outro bioma, acabará morrendo.

Outro impacto negativo é em relação à água, uma vez que o enorme consumo do recurso leva à secagem de poços e lençóis freáticos no local. Por fim, substâncias químicas perigosas acabam sendo usadas no processamento dos metais, tendo como destino rios e lagos perto da mina. A poluição do ar também gera efeitos negativos, como doenças respiratórias e asfixiamento de plantas e árvores.

extração de minérios

Qual o destino desses minérios?

Mas para onde vai todo esse minério? O destino dado para o material após todo o processo de extração são as construções de máquinas, eletrônicos, automóveis e diversos aparelhos que utilizamos todos os dias. Infelizmente, nossa sociedade é altamente dependente da extração desses minérios, responsáveis por grande parte do desenvolvimento econômico e tecnológico atualmente. O ferro, por exemplo, um dos principais minérios extraídos, é de tanta importância que dá nome a um dos períodos da Idade dos Metais, a Idade do Ferro.

Como resolver o problema da extração de minérios?

Já vimos que a extração de minérios pode ser extremamente negativa para o meio ambiente. Porém, também destacamos a importância e relevância desses minérios para a continuidade do desenvolvimento da sociedade e do surgimento de novos recursos. Mas então, como conciliar as duas coisas? Para OSucateiro.com, a solução não é interromper o progresso, mas sim encontrar novas alternativas à extração de minérios.

Para isso, queremos minimizar o desgaste do planeta oferecendo uma alternativa de reutilização dessas máquinas. Assim, produtos que normalmente acabariam  em pavilhões abandonados podem encontrar uma nova utilidade. Foi pensando nisso que construímos nossa plataforma online, onde empresas podem vender máquinas, ferramentas e sucatas paradas ou obsoletas.

Produtos que, além de estarem em ótimo estado, ainda podem ser vendidos por um preço acessível e abaixo do preço de mercado.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe-o em suas redes sociais. Você também pode acompanhar nosso blog constantemente e acessar OSucateiro.com para entender melhor nosso modelo de negócio e como estamos trabalhando para diminuir problemas como a extração de minérios.

sustentabilidade extração de minérios
0 curtidas, seja o primeiro!
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

OSucateiro.com

Somos uma empresa voltada para a compra e venda de sobras e ociosidades de qualquer tipo de empresa, desde uma grande indústria até uma simples padaria. :)

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com