3 min de leitura

No dia 8 de março, vamos falar de igualdade

O que o Dia Internacional da Mulher tem a nos dizer

Nos últimos anos, o Dia Internacional da Mulher tem ganhado significados cada vez mais profundos - e isso é ótimo. Fomos de uma simples data em que mulheres recebem flores para uma data marcada por reflexões, consciência sobre os problemas de gênero que ainda são tão presentes e muita, muita escuta.

Como pensar na luta que deve representar o Dia Internacional das Mulheres? Como lembrar das mulheres que lutaram no passado (e ainda lutam hoje) para reivindicar direitos e condições de trabalho iguais às dos homens? Afinal, o problema são as flores?

A resposta é simples: o problema nunca foram as flores. A questão é que dizer “parabéns” ou “te comprei uma flor” em uma data que simboliza uma luta que ainda está em curso deve ser uma ação consciente. Se a sua empresa presenteia as funcionárias com flores, também deve presenté-las com:

  • salários iguais aos dos homens;
  • condições de trabalho seguras;
  • um ambiente livre de assédio;
  • acesso a cargos de liderança.

Lembre-se sempre de que a luta por direitos iguais já avançou, mas ainda há muito pela frente. O dia 8 de março é, justamente, para criar uma reflexão sobre as mulheres que lutaram lá atrás por esses direitos e as que seguem hoje, firmes e fortes, na luta pela igualdade.

O que a sua empresa está fazendo nesta caminhada? Existem mulheres em cargos de liderança ou decisórios dentro da sua equipe? O ambiente é seguro e livre de machismo e assédio? Qual é a mensagem que essa data traz para o seu negócio?

Por isso, aproveite o 8 de março para refletir sobre o assunto, criar rodas de conversa que incentivam o debate sobre a desigualdade de gênero, crie planos de carreira ou condições de trabalho melhores para aquelas que fazem parte da sua equipe e da sua vida. E, acima de tudo, escute. Escute o que nós, mulheres, temos a dizer.

Aqui no OSucateiro.com, todos os funcionários e funcionárias são tratados com igualdade: de respeito, de salário, de acesso e de condições. Por isso, quando as flores chegam, elas são muito bem-vindas. Mas, ainda assim, entendemos que hoje não é dia apenas de flores. É tempo de reflexão (Time's up!).

P.s: este conteúdo foi criado inteiramente por mulheres. :)

Texto: Bruna Valtrick
Fotos: 
@elyssarenae e @rochellebrwn

dia internacional da mulher igualdade sociedade dia da mulher
4 curtidas
Compartilhe:
SOBRE O AUTOR

Bruna Valtrick

Bruna é jornalista, escritora em tempo integral e Espartana de coração ♡

Leia também:
A latinha de pregos do meu avô
Estoque em desuso é risco. Transforme risco em oportunidade

A latinha de pregos do meu avô

Aproveite o inventário e transforme risco em oportunidade. Não deixe matéria prima, insumo...

OSucateiro.com

4 min de leitura

Assine a newsletter do OSucateiro.com